domingo, 27 de março de 2011

A importância das redes

Um dos assuntos mais tratados entre os pensadores atuais é a questão da inovação pela potencialização das redes. Sobre esse tema, em 1964, Paul Baran propôs um o estudo dos modelos de rede.

Como se pode verificar nos diagramas propostos por Baran, a organização pode ser dar de 3 formas. A primeira delas considera um sistema centralizado, com baixa interação e poucas redes estabelecidas. Já o segundo, retrata uma organização com interação média, um modelo descentralizado, como o próprio autor denomida. O terceiro diagrama retrata um modelo distribuído, com alto grau de interação entre os pontos (note como nos 3 diagramas, os pontos estão nas mesmas posições).


Isso nos  leva a pensar em como os laços sociais e as interelações podem otimizar os resultados nas organizações. Imaginemos que, no diagrama A, o ponto central fosse apagado. Nesse caso, todas as relações seriam perdidas, extinguindo toda a organização até então existente. No modelo B, apagar um ponto central significaria acabar com uma região apenas. Entretanto, se apagássemos quaisquer dos pontos do diagrama C, todas as conexões manteriam-se intactas e a sobrevivência da organização estaria garantida.
 
Como inovar e fazer com que uma organização funcione de forma distribuída?

Nenhum comentário:

Postar um comentário